sexta-feira, 24 de abril de 2009

Rodrigo Delano e a Dança de Salão - Parte 01

Oi gente, o Rodrigo Delano resolveu contar aqui pro blog um pouquinho de como sua história se mistura com danca de salão em Belo Horizonte. Boa leitura! Antes de escrever diariamente aqui falando da dança dos famosos , vou começar com a história da dança na minha vida, que converge com a da dança em BH. Tudo começou em 1987 quando eu (que nessa época tinha 11 anos), meu pai Fernando, minha mãe Ana Maria e minhas irmãs Aline e Fernanda morávamos no Rio de Janeiro e começamos a fazer aulas de dança de salão com Jaime Aroxa, pois meus pais não tinham com quem deixar os filhos. Logo recebemos o apelido de familia "Tró-ló-ló", pois nessa época (antes da lambada) a dança a dois ainda estava totalmente "fora de moda" e éramos umas das raras crianças que frequentavam bailes de dança. Em 1988 participei de um concurso de lambada no programa "Os Trapalhoes", que na época foi vencido pela Aline, minha irmã mais velha, com outro parceiro. Ela realmente arrazava! Me lembro de uma história engraçada dessa época, em que íamos fazer uma apresentação pela escola e na coreografia tínhamos que executar uma 'balão' (passo típico do samba). Como eu era muito pequeno, magrinho e fraquinho minha parceira ficou com medo, e minha mãe, que era bem maior, pediu que eu fizesse com ela. Gelei na hora, mas deu tudo certo, e depois disso minha parceira acreditou em mim, ufa!! Mudamos para BH em janeiro de 1989, época em que a Gafieira era a dança a dois de BH. Quando meu pai (Fernando) conheceu a Baby (propietária da Mimulus), começou a contar a ela que no Rio a dança a dois tinha o nome de 'dança de salão', e que a divisão de ritmos era clara através de passos bem distintos, tendo o samba o bolero e o soltinho como os ritmos mais dançados na época. Aí já viu tudo, meu pai precisava mostrar na prática essa conversa. Combinaram a data e meu pai marcou uma demostração feita por mim (13 anos) e minha irmã Fernanda (11 anos - isso mesmo, é aquela moçinha que trabalha atualmente na administração da escola!), e fizemos a primeira apresentação de samba, bolero e soltinho na cidade de BH. Iniciava-se então a dança de salão em Belo Horizonte!! A partir daí Jomar e Kina, na época namorados, fizeram vários cursos no Rio com Jaime Arôxa, e abriram ainda 1989 a primeira escola de dança de salão de BH, e onde eu estava nessa época????? Parei de dançar por um tempo e fui jogar vôlei. Como era criança, achei a dança muito diferente e preferi outra atividade, que destino .... Mas meu pai continuou dançando, e por alguns anos deu aulas de bolero e cha-cha-cha, na Mimulus. Aliás, eram concorridíssimas as aulas do Coronel Carvalho :-) (hoje meu pai é general aposentado do Exército). Pra encurtar a história, passei no concurso federal da academia militar em 1993 fui morar em Campinas para seguir carreira, porém na época queria fazer medicina e voltei pra BH. Fiz vestibular, não passei e precisava trabalhar e me preparar para um novo Vestibular. Isso aconteceu em setembro de 1993, e a saída que encontrei foi começar a trabalhar com a Maria Luiza e com a Kina na antiga 'Blue Moon' dando aulas particulares de dança. Olha o destino de novo ... voltei pra dança porque precisava de trabalho. Em 1994 foi inaugurada a 'Kina - Núcleo de Dança de Salão, na av. do Contorno no. 8471, 2o e 3o andares. Isso mesmo, esse é o mesmo local onde hoje é a minha escola, mas calma que vou explicar.... trabalhei lá desde sua inauguração até maio de 2000,após concluir o curso de Fisioterapia. Foi feito acordo com a Kina e assumi um andar de sua escola , o 3o, e foi aí que nasceu a 'UnidanSa', atualmente a 'Universidade de Dança de Salão - Rodrigo Delano'. Em 2002, a Kina se mudou para a Raja e atualmente desenvolve um trabalho direcionado a grupos específicos. O resto da história fica pra um próximo capítulo!!!!!! Vou encerrrar com uma frase que não sei quem escreveu, mas sempre lia nos bloquinhos de rascunho timbrados da Kina... "se investir hoje em minha felicidade , amanhã cetamente serei mais feliz" Dancem muito!!!! um abraço, Rodrigo Delano, 24/04/2009

3 comentários:

sueli disse...

Parabéns! Rodrigo, além de dançar e ser muito charmoso é o homem mais lindo do zouk. Tive a oportunidade de daçar com você em Porto Seguro congresso do Berg em janeiro 2009.
Ah! Teremos zouk na dança dos famosos?
Boa sorte!
Que Deus ilumine sempre seu caminho.
bjs.

Ana Maria disse...

Rodrigo Delano, parabéns vc demonstrou mais uma vez que é um profissional capaz e como sempre luta para ter seu esforço revelado.Que a sua demonstração de tranquilidade e o carinho com sua parceira Helô durante o resultado está sendo elogiado por várias pessoas.Continue assim e um milhão de votos para a volta por cima. BJS

Unknown disse...

Que história linda Rô. Eu não sabia. Nem que você foi militar!
Parabéns pelo seu trabalho!
Temos que acreditar sempre.... e as coisas acontecem!
Fique com Deus!