sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Delano e Naiara no Congresso de Porto

Quem não foi ao Congresso de Zouk de Porto Seguro desse ano com certeza perdeu uma grande festa. Mas ainda tem uma chance de ver a belíssima apresentação de zouk que os professores Rodrigo Delano e Naiara Márcia fizeram por lá. Parabéns aos dois!

sábado, 17 de janeiro de 2009

O tempo da Dança - by Ricardo Espeschit

Oi pessoal,

teremos agora mais um colaborador aqui pro blog. É o professor Ricardo Espechit, que contribuirá com textos sobre suas reflexões e idéias sobre dança de salão. Bem vindo Richard! E aí vai o primeiro texto:

VOCÊ SE COMPORTA BEM NO SALÃO??

Ao convidar uma mulher para dançar o homem deve seguir algumas regras básicas:

“O tempo da dança”

Tudo tem um tempo... e a dança também. A dança no salão é diferente da dança em aula. Na aula todos estão aprendendo um passo, e por isso o entendimento entre os pares é mais fácil nas aulas do que nos bailes. Falar a mesma língua, entender uma condução, conversar com o corpo, fica bem mais fácil quando temos um professor e um tema a se tratar. No salão isso não acontece, daí a reclamação de muitas mulheres com relação aos homens: “ Ele é muito grosso”, “Nossa que condução forte”, “Não dança com ele não , por que esse daí só quer saber de aparecer!”. Surge então uma pergunta dos homens, “Eu danço bem?”

Veja se você respeita “O tempo da dança”

A primeira música que dançamos com qualquer pessoa não deve conter passos complicados, afinal de contas a dama ainda não sabe qual língua seu corpo fala, não sabe responder às suas necessidades. Através de passos básicos você mostra o caminho, mostra quem é você e que língua você fala na dança. Você se apresenta.

Na segunda e na terceira música vocês ainda estão se conhecendo. Não adianta fazer um super-mega-ultra-power passo que ela não vai adivinhar o que você quer. Experimentar passos ainda não feitos e de fácil condução irão ajudá-lo a ampliar seu vocabulário e melhorar a conversa entre você e sua parceira.

Chegou a hora tão esperada!! Depois de mostrar qual língua você fala ao dançar, qual é a sua condução, qual caminho é melhor pra você, a quarta música é o momento ideal para fazer o passo tão desejado, afinal de contas a mulher já confia em você como dançarino, já se sente segura para arriscar uma improvisação e experimentar um passo inusitado.

Respeito e compreensão são as chaves para qualquer relacionamento, e para a dança também. Não adianta querer fazer mais do que as damas sabem e nem fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Você sabe o que você quer, só tem que encontrar a melhor maneira de contar isso para sua parceira.... e isso leva tempo!

BOM DIVERTIMENTO A TODOS!

Forró&Zouk de casa nova

É isso mesmo, gente. A partir desse domingo, dia 18/01, o projeto Zouk & Forró está de casa nova: a Flor&Cultura! A casa é mais ampla, mais arejada e certamente a mudança será um grande sucesso. Não perca o domingo de estréia!!! O projeto reserva muitas suspresas pra vocês.

A Flor&Cultura fica na Av. Raja Gabaglia, no 4878.